Examinaremos os relatos dos serviços batismais registrados na Santa Palavra de Deus. O Espírito Santo descendo sobre os 120 no cenáculo. A multidão se aproximou bruscamente e foi convencida do fato de que este grupo de pessoas tinha recebido algo real de Deus, algo que eles também necessitavam. A resposta de Pedro aos corações sinceros e famintos quando perguntaram: “Que faremos?” Foi a seguinte:
“Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38. “Então os que aceitaram a Palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas”. Atos 2:41 (Referências: Atos 1:15; 2:1-8, 38, 41)
quem diz que a razão pela qual Pedro lhes ordenou que fossem batizados no Nome de Jesus, é porque eram judeus e o batismo serviria para que confessassem a Jesus Cristo. Vejamos porém, a casa de Cornélio e os membros de sua família, e aqui novamente encontramos a Pedro ordenando que se batizassem no Nome do Senhor. Atos 10:47 – 48. Se Pedro tivesse errado no dia de Pentecostes, certamente haveria tido bastante tempo para se corrigir antes que fosse à casa de Cornélio. Estaria Pedro errado no dia de Pentecostes? Quando eles ficaram comovidos,“eles disseram a Pedro e ao resto dos apóstolos. . .”Atos 2:37. Isto inclui a Mateus quem escreveu o livro de S. Mateus (Mateus 28:19). Também Atos 2: 14 vemos Pedro levantando-se com os onze. Mateus estava lá, porém não encontramos palavras de correção da parte dele. Por que? Jesus disse em João 17: 6: Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus e tu mos deste. “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus é a principal pedra de esquina”. Efésios 2:20. Em lugar nenhum encontramos que eles batizaram repetindo as palavras:” Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.” Pelo contrário, eles apenas batizaram em nome do Senhor Jesus Cristo; eles cumpriram a ordem do Senhor em Mateus 28:19. Pois ali Jesus não indicou aos apóstolos que usassem estas palavras como uma fórmula. Ele ordenou o batismo usando o Nome. Filipe foi a Samaria e pregou-lhes Cristo (Este povo não era judeu, mas samaritano). Eles prestaram atenção à mensagem que ele entregou. “Ouvindo os apóstolos que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais descendo para lá oravam para que recebessem o Espírito Santo; porquanto não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas só haviam sido batizados em Nome do Senhor Jesus – Atos 8:15 -17. Cornélio era um homem justo e temia a Deus com toda a sua casa. Ele viu em uma visão um anjo que lhe disse para mandar chamar a Pedro em Jope, o qual lhes diria as palavras pelas quais poderiam ser salvos. Quando ele declarou a grande verdade, que “Por meio do Nome de Jesus todo que Nele crê recebe remissão de pecados”, o Espírito Santo caiu sobre todos que ouviram a palavra e eles falaram em línguas como fizeram os apóstolos no dia de Pentecostes. Então Pedro respondeu:
Porventura pode alguém recusar água para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou-lhes que fossem batizados em Nome do Senhor. Atos 10: 47
seguir observaremos um ato batismal dirigido por Paulo.
…e achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.” Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam em línguas e profetizavam. Atos 19:1 – 6
Não cremos que Paulo alterou a fórmula ou modo do batismo quando batizou Lídia e sua gente de casa e nem ao carcereiro de Filipos. Agora, note bem: Paulo não estava junto com os apóstolos quando Jesus deu suas instruções finais a eles em Mateus 28:19 e Lucas 24:47, contudo encontramos Paulo batizando em Nome do Senhor Jesus Cristo. De quem recebeu esta revelação? Cumpre mencionar que o Evangelho de Paulo não é uma cópia ou imitação de outros apóstolos, mas é uma revelação.
Mas faço-vos saber irmãos, que o Evangelho que por mim foi anunciado não aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. Gálatas 1:11 – 12
Ele escreveu: E quanto fizerdes por palavras ou obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus Cristo, dando por Ele graças ao Pai. Colossenses 3:17
Paulo reclamou ter autoridade divina: Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. I Coríntios 14: 37
O batismo com água é executado tanto por palavras como por obras. Não podemos deixar de comunicar esta ordem à igreja. Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome. Efésios 3:14 -15
Devemos ler os Atos dos Apóstolos e as epístolas de Paulo para saber o que os apóstolos ensinaram e praticaram após a vinda do Espírito Santo.
Você dirá: “Se Jesus quisesse que nos batizássemos em Seu nome, então, por que Ele não nos disse?” Ele o disse. Note que Ele falou : “no Nome.” Qual é o Nome do Pai? Jesus dá a resposta em São João 5:43: “Eu vim em nome de meu Pai.” E qual é o Nome do Filho? A resposta é dada por um anjo em Mateus 1:21. “. . .e chamará o seu nome Jesus. ” E em qual nome o Espírito Santo é revelado? A resposta é encontrada em João l4: 26. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas.
Citado nos versículos encontrados em Lucas 24: 45 – 47, que Jesus abriu o entendimento dos discípulos. Foi necessário que o entendimento lhes fosse aberto e muitos hoje em dia necessitam desta mesma operação para que possam entender as Escrituras. Em Lucas 24:47 encontramos: E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados em todas as nações, começando por Jerusalém. Foi Pedro um daqueles a quem Jesus havia falado e cujo entendimento também tinha sido aberto. Após ter escutado estas instruções, poucos dias depois começou a pregar inspirado pelo Espírito Santo, e continuou até que os corações dos ouvintes ficaram comovidos e sentindo-se condenados perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: “Que faremos varões irmãos?” Pedro não hesitou e firmemente deu a prescrição: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome do Senhor Jesus para perdão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2:38
Alguns dizem que aceitarão as palavras de Jesus em Mateus 28:19, porém não as de Pedro em Atos 2:38. Mas, foi Pedro quem falou no dia de Pentecostes ou foi o Espírito Santo? Pedro disse que era o Espírito Santo mandado dos céus. I Pedro 1:12 Pedro foi um apóstolo e a ele foram dadas as chaves do reino (Mateus 16:17 – 18) e não temos o direito de desacreditá-lo em suas palavras. “Para que lembreis das palavras que primeiramente foram dadas pelos santos profetas, e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante vossos apóstolos.” II Pedro 3:2
Aqui somos animados a considerar as palavras dos santos profetas e o mandamento dos apóstolos, e o apóstolo Pedro ordenou que o batismo fosse em Nome do Senhor Jesus Cristo. O senso comum lhe dirá que o livro dos Atos é a Igreja em ação; e se a batizaram, então assim é como se deve batizar.
De coração aberto irmão, consulte as Escrituras, seja batizado no Nome do Senhor Jesus Cristo, e Deus lhe encherá com Seu Espírito. A fórmula correta para o batismo nas águas tem sido restaurada nestes últimos dias. Amém.
Jesus – Porque se conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da Glória. I Cor. 2:8
Jeová – “Assim diz o Senhor… Eu sou o Primeiro e o Último e fora de mim não há Deus.” Isaias 44:6
Jesus – “Quando o ví caí a seus pés como morto, e Ele pôs sobre mim a sua destra dizendo-me: Eu sou o Primeiro e o Último.” Apoc. 1:17. “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o Primeiro e o Derradeiro” – Apoc 22:13
Jeová – “Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus”. Êxodo 20:10
Jesus – “Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.” Mateus 12:8
Jeová – “E disse Deus a Moisés: Eu sou o que sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu sou me enviou a vós.” Êxodo 3:14
Jesus – “Disse-lhe Jesus: em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse Eu sou.” João 8:58
Jeová – “Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro: e este será o seu nome com que o nomearão: Senhor justiça nossa.” Jeremias 23:6
Jesus – “Mas vos sois dele em Jesus Cristo, o qual foi feito para nós por Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção.” I Coríntios 1:30
Jeová – “Então disse-lhe Jesus: Vai-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás.” Mateus 4:10 “Ao Senhor Teu Deus temerás, e a Ele servirás e pelo seu nome jurarás.” Deuterômio 6:13
Jesus – “E elas chegando abraçaram a seus pés e O adoraram.” Mateus 28:9 “Disse: Creio Senhor. E O adorou.” João 9:38
Jeová – “Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz e te achegando a Ele, pois Ele é a tua vida, e a longura de teus dias.” Deuterômio 30:20
Jesus – “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” João 1:4
Jeová – “O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.” Salmo 23:1
Jesus – “Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” João 10:11
Jeová – “O Senhor é a minha luz e a minha salvação.” Salmo 27:1
Jesus – “Falou-lhes Jesus dizendo: Eu sou a luz do mundo.” João 8:12
Jeová – “Vêde agora que eu sou, e mais nenhum deus comigo.” Deuterômio 32:39
Jesus – “… e negaram a Deus único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.” Judas 4
Jeová – “Não terás outros deuses diante de mim.” Êxodo 20:3
Jesus – “Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu e Deus meu.” João 20:28
Jeová – “O Senhor tem o seu caminho na tormenta… Ele repreende o mar.” Naum 1:3-4
Jesus – “Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar e seguiu-se grande bonança.” Mateus 8: 26
1 – Deus é invisível – I Tim. 6:16 e I Tim. 1:17
2 – Deus é Espírito – João 4:24
3 – Deus é infinito – Jeremias 23:24
Que:
1 – Jesus Cristo é a revelação de Deus – João 1:18
2 – Jesus é a imagem de Deus – Col. 1:15 e II Cor. 4:4 – 6
3 – Jesus é Deus conosco – Mat. 1:23
Que:
1 – Deus estava em Cristo – II Cor. 5: 19
2 – Deus habita em Cristo – Col. 2: 9
3 – Deus é salvador em Cristo – Judas 25
• Jesus Cristo é a revelação de Deus. Ele é Deus encarnado. João 1:14
• Quem vê a Jesus vê a Deus; quem conhece a Jesus, conhece a Deus. João 8:19
• Ninguém vê ao Pai senão em Jesus. João 14: 6-10
• Não que alguém visse ao Pai a não ser aquele que é de Deus, este tem visto ao Pai. João 6: 46
” Quem vê a mim vê ao Pai” – João 14:9, pois “Eu e o Pai somos um”. João 10:30
Foi por essa razão que:
• Tomé exclamou: “Senhor meu e Deus meu” – João 20:28
• Pedro disse: “Nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” – II Pedro 1:1
• E Paulo escreveu: “…Cristo… Deus eternamente” – Romanos 9:5
Os apóstolos tendo a revelação (Lucas 24:45, Gálatas 1:12) em cumprimento a Mateus 28:19, batizaram usando o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme vemos em : Atos 2:38; Atos 8: 14-16 ; Atos 10: 47-48; Atos 19: 1- 5.
Concluímos então que:
Jesus veio manifestar o Nome de Deus aos homens:
1 – “Manifestei o Teu Nome” – João 17:6
2 – “Eu lhes fiz conhecer o Teu Nome” – João 17:26
3 – “Eu vim em Nome de meu Pai” – João 5:43
4 – “…O Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome” João 14:26 “…O que nos basta” – João 14:8
JESUS, SENHOR E CRISTO
A doutrina da “Trindade”, inteiramente inescriturística, não é encontrada na era apostólica. A Bíblia não diz nada de uma primeira, segunda e terceira pessoa. Mas sim, que Deus foi manifestado em carne:
E sem dúvida alguma grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória. I Timóteo 3:16. Isso deveria por fim ao assunto. Deus veio em forma humana.
Senhor e Cristo, porém o tabernáculo de fora que os homens podiam ver foi chamado Jesus.
Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel, que este Jesus que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. Atos 2:36
Podes ver aí? Senhor Jesus Cristo.
Se Jesus é Senhor e Cristo, então Ele (Jesus) é e não pode ser outra coisa menos que “Pai, Filho e Espírito Santo”, em uma pessoa manifesta em carne. E não três pessoas, mas um Deus manifesto em três títulos maiores.
Em Apocalípse diz plenamente que Jesus é “O que é”, “O que era”, e “O que há de vir”. Ele é o Alfa e o Ômega, o que significa que Ele é o “A até o Z”, ou melhor, o Tudo. Ele é o Deus Poderoso. Ele é a Rosa de Saron, o Lírio dos Vales, a Estrela resplandecente da Manhã, a Videira Verdadeira, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ele é Deus, Deus Todo Poderoso. O único Deus.
Agora esta verdade tem sido tão pervertida, que se necessita de uma revelação para se ver a verdade da Deidade. Busque-a em humildade de coração; você a receberá e então poderá ver Jesus como a imagem expressa de Deus. A Semente da mulher concebida pelo próprio Deus.
Deus criou no ventre de Maria tanto o óvulo quanto o germe sanguíneo, sendo Jesus portanto, todo de Deus, sem nenhuma mistura humana, e Maria a incubadora humana que Deus usou.
O Grande Arquiteto construiu para Sí mesmo um Corpo. Ele não teve que pedir emprestado a alguém a nenhuma mulher ou a nenhum homem.
Deus construiu para Sí mesmo uma Casa (Jesus) e nela habitou em plenitude. Colossenses 2: 9
Agora, em meio a tanta confusão religiosa, ao se deparar com a Verdade, é muito natural que algumas indagações surjam na mente daqueles que realmente anseiam pela verdade. E é sabendo disso que nos propomos a lhe ajudar através deste livrete.
Você poderia dizer: “Entendo agora a relação entre Mateus 28:19 e Atos 2:38 , mas como se explicaria então Apocalípse 14:1 onde se lê: “E que em suas testas tinham escrito o nome dele e o de seu pai”? Observe na Bíblia e veja que Ele nasceu o Cristo, no entanto, qual foi o nome que o anjo anunciou? “. . .e chamará o seu nome JESUS” Mateus 1:21. O anjo não disse que Ele chamaria Jesus Cristo, pois o nome que lhe foi dado aqui entre os homens foi Jesus.
Agora, há muitas pessoas hoje no mundo que se chamam “Jesus”, porém somente há um nascido o Cristo. Vê você “o nome d’Ele e o de Seu Pai”? Em Mateus 1:18; 1:21 e João 4:24 você conclui que Deus é Espírito e que o Pai de Jesus é o Espírito Santo. E o Pai estava n’Ele. Assim sendo, Ele é o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Qual é o nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo? SENHOR ( PAI ) – JESUS ( FILHO ) – CRISTO ( ESPÍRITO SANTO ).
…e que em suas testas tinham escrito o nome d’Ele e o de seu Pai”. Apoc. 14:1 Nas testas, quer dizer, na mente. A marca da besta também não é um sinal de tinta na testa, mas é uma marca na mente. Leia Ezequiel 9:4, este sinal é o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo: Senhor Jesus Cristo.
Apesar disso você ainda pode indagar: “Mas como se explica então S. João 15:26, onde diz: “Mas quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de Verdade que procede do Pai, Ele testificará de mim”?
Pois bem, vamos começar por aqui: Espírito de Verdade.” Perguntamos: Espírito é pessoa? A Bíblia diz que não. Em Lucas 24:39, Jesus disse: “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne e nem ossos, como vedes que eu tenho”. Espírito não é pessoa. Agora, para melhor esclarecer, vamos perguntar: Quem é o Pai de Jesus? A própria Bíblia tem resposta para as perguntas bíblicas: “Achou-se ter concebido do Espírito Santo. ” Mateus 1:18 Aquele de quem a mulher concebe, é logicamente o pai da criança. Então, se Maria concebeu do Espírito Santo, conforme Mateus 1:18, está claro que o Pai de Jesus é o Espírito Santo. Mas, que Espírito é esse? É Deus. Em S.João 4:24 Jesus disse: “. . .porque Deus é Espírito”. O Espírito Santo veio no Pentecostes e se repartiu em cada um para que pudesse cumprir o que disse Jesus:
“Naquele dia vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós”. João 14:20. O Deus Todo Poderoso tem vindo como Espírito para encher Sua verdadeira Igreja.
Vê você? Onde estão pois as três Pessoas? Essa doutrina da Trindade foi elaborada no ano 325 depois de Cristo sob o papa S. Silvestre e confirmada como dogma no ano 381 A. D. pelo papa S. Dâmaso. Onde a Bíblia cita o nome “Trindade”? Onde? Se isto fosse de Deus estaria em Sua Palavra.
Contudo, alguém ainda poderia dizer: “Bem, mas o próprio Jesus diz: “Meu Pai trabalha até agora e eu também.” S. João 5:17
Isto não quer dizer duas pessoas. O Pai (Espírito) estava trabalhando através do Filho (Corpo). O Filho é quem estava fazendo a obra do Pai : “Importa fazer a vontade daquele que me enviou”. “Eu e o Pai somos um”. Estava ali o Espírito realizando a obra através da carne chamada Jesus. O Espírito Deus em Jesus, “Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo”. II Cor. 5:19. “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus e nada do que foi feito foi feito sem Ele.” João 1:1
“Mas – dirá você – em São João 14:23 está escrito: “Se alguém me ama guardará a Minha Palavra e o meu Pai o amará e viremos e faremos nele morada.”
Não pense em três pessoas, mas em três ofícios. Se você crê que Deus é Onipotente, então crerá também que Ele pode se manifestar em vários modos, várias formas ao mesmo tempo. Então pense em três manifestações: Rei, Sacerdote e Profeta. Como Deus sendo pessoa pode juntar-se a outra pessoa para fazer morada em seu corpo? No caso você tem duas pessoas morando em seu corpo? E a terceira? Aí Jesus está falando Dele e de Seu Pai. O Espírito que faz morada no homem é o Espírito Santo. “Não sabeis vós que sois templos de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?” I Cor. 3:16. Este Espírito exerce os três ofícios sobre o homem: Reina, Intercede, Ilumina, isto é, exorta, edifica e consola. Você não tem três pessoas em seu corpo. “Viremos e faremos nele morada”. Será que o Pai deixou o trono? O Filho deixou a intercessão? É o Espírito de Verdade que o mundo não pode conhecer, reinando, intercedendo e consolando. Por isso está no plural. Deus em Seus ofícios. É Deus sobre nós, Deus por nós e Deus em nós. “Um só Deus e Pai, que é sobre todos, por todos e em todos.” Efésios 4:6. Será que seria bastante? “Bom, contudo ainda não posso entender por que Jesus disse em São João 14:16: “Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro consolador” Não pare a leitura no verso 16, mas prossiga no verso 17: “O Espírito de verdade que o mundo não pode receber, porque não vê, nem o conhece, mas vós (se referindo aos apóstolos) o conheceis porque habita convosco”. Ele estava ali encarnado em Jesus Cristo, habitando com eles. E o mesmo versículo ainda prossegue dizendo:”. . .e estará em vós”, quer dizer, em Espírito. Veja ainda o verso 18. “Não vos deixarei órpos, voltarei para vós”. Isto bastou para Filipe que era discípulo de Jesus. E eu creio que isto também será suficiente para você como o foi para mim. Em Mateus 13:11 está escrito: “Porque a vós vos é dado a conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado”. Alguém pode tomar esses versículos e dizer que isto é se referindo aos judeus, mas a Palavra tem o seu exercício em seu dia, no seu determinado dia. Deus está parado com os judeus. Inconscientemente eles estão aguardando o Evangelho voltar para eles. O que vemos é a Escritura se repetindo. A filha de Herodias, representada pelo sistema denominacional dançando frente ao rei, procurando agradá-lo e tomando conselho com sua mãe, contra o profeta. Deus precisa de homens que queiram sofrer pelo Seu Nome, não pelo nome “Trindade”. O que tem Roma de Deus? E no entanto os protestantes estão unidos com ela através da doutrina da Trindade.
Porém – diria você – ainda me resta uma dúvida, pois Jesus disse: “O Pai é maior do que eu.”
De fato, e quem é o Pai? É o Espírito Santo. É o Espírito que ninguém pode ver, senão sua glória, como aconteceu com Estêvão. Não negamos o Pai, absolutamente: Só que não podemos ver o Pai como pessoa distinta, mas sim como o Espírito que enche os céus e a terra. Jeremias 23:24
“Também não entendí ainda porque Paulo falou distintamente: “A graça e a misericórdia de Deus e de Jesus Cristo”. Gálatas 1:3
Olhe para o Pai como Espírito. Como Espírito que não se vê, e então o verás em Jesus Cristo, o Filho Amado, “Quem vê a mim, vê ao Pai.” João 14:9
Veja o relato que transcrevemos do livro: “O Apóstolo dos Pés Sangrentos” de autoria do reverendo Boanerges Ribeiro, sobre uma experiência de Sadu Sundar Sing. Não é uma teoria, mas uma experiência daquele grande homem que imitou a Cristo em tudo. Sadu disse assim (O Apóstolo dos pés Sangrentos – pág.109): “Houve um tempo que a doutrina da Trindade me deixava confuso. Pensava em três pessoas assentadas em três tronos. Mas tudo se esclareceu numa visão… Ali ví Cristo com seu glorioso corpo espiritual, assentado no trono. Onde quer que fosse, sempre O via. Cristo estava sempre no centro – figura que palavras não descrevem. Rosto brilhante como o sol, mas não ofuscante e amigo que com facilidade eu O contemplava. Sorria sempre com sorriso de afeto glorioso. Quando O ví pela primeira vez, tive a impressão que entre nós existia uma antiga união; era como se Ele dissesse sem palavras: “Fui eu quem te criou.” Sentí com maior intensidade o que me sobreveio quando contemplei meu pai, após vários anos de separação. O velho afeto voltou; senti que fora dele anteriormente. Quando pela primeira vez entrei no céu olhei em torno e perguntei: mas onde está Deus? E alguém respondeu: como na terra aqui também Deus não é visto, porque é infinito. Mas aqui está Cristo, e Cristo é Deus; é a imagem do Deus invisível e somente n’Ele podemos ver Deus, tanto no céu como na terra”.
Além de muito bela, esta visão possui bases bíblicas: “Assentado no trono”- Apoc 4:2; I Reis 22: 19, Ez. 1:26 e 10:1
“Brilhante como o sol.” Apoc. 1: 14-16
“Fui eu quem te criou” Apoc. 4:11; S. João 1:3
“Aqui também Deus não é visto” – I Tim. 6:16 ; Col. 1:15 e I Tim. 1:17
“Porque é infinito” – Jer. 23:24; Salmo 147:5
“Cristo é Deus” – II Pedro 1: ll; S. João 20:28; Apoc. 21:7 e I João 5: 20
“É a imagem do Deus invisível” – Col. l:15; II Cor. 4: 4 – 6.
“Somente n’Ele podemos ver Deus” – João 14:9
Somente em Cristo você pode ver Deus, o Pai.
Como falar então em três pessoas distintas? Onde está a confusão? Sabemos perfeitamente que a nuvem que separava Israel dos egípcios, à medida que clareava para Israel, escurecia para os egípcios. O mesmo acontece com esta mensagem: à medida que traz luz para os eleitos de Deus, mais vai escurecendo para os que não são. Por isso se põem a clamar contra a verdadeira mensagem de Deus dizendo: É confusão! É confusão!” Mas a Bíblia diz: “. . .todo aquele que nela crer não será confundido.” Rom. 9: 33
Lembre-se que a Bíblia não pode ser de particular interpretação. Ela depende de revelação. Está nela o maná escondido que alcançamos através da revelação. Para concluir, lembre-se que o Pai é Senhor, o Filho é Jesus e o Espírito Santo é Cristo. Então se você tem crido nestas verdades, receba no seu batismo o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que é Senhor Jesus Cristo, e numa só fé, num só batismo e num só Senhor vamos aguardar a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, certos de que nossa redenção se aproxima.
Que Deus lhe conceda a revelação destas poderosas verdades que nos têm sido restauradas nestes últimos dias, conforme a promessa de Mateus 17:11
Enoque foi um profeta do tempo antediluviano. Deus lhe falou Sua Palavra, e ele falou de eventos que ainda estão por acontecer. Enoque falou da Segunda Vinda do Senhor quando ainda faltavam vários séculos para a primeira se realizar. Logo, três gerações depois de Enoque, Deus levantou Noé, a ele falou da situação espiritual do mundo, mandou que fabricasse uma arca e lhe deu a mensagem sobre o iminente juízo do dilúvio. Quando chegou o tempo de Deus libertar a Israel do jugo egípcio, Ele levantou a Moisés e lhe falou Seu plano, e pôs em Moisés a Palavra para aquela época. Assim Moisés chegou a ser a boca de Deus para o povo. Ele foi o instrumento pelo qual Deus falou Seus mistérios e Sua vontade. Depois que o povo de Israel se estabeleceu na terra que o Senhor havia prometido, Deus enviou profetas para corrigir o povo. Entre eles esteve o grande profeta Samuel, sendo o último dos juízes, e quem ungiu o primeiro rei de Israel.
E assim muitos outros como Elias, Isaias, Jeremias, Amós, Daniel. Estes homens como profetas tiveram a Palavra de Deus para suas respectivas épocas. Eles falaram em nome do Senhor, a mensagem para seu dia. Esta é a maneira que Deus estabeleceu segundo as Escrituras para falar ao seu povo.
E isto é o que tem acontecido sempre. Cada profeta de Deus trouxe a Palavra revelada para o momento em que havia de ser manifesta. Cada um deles trouxe a porção para sua época, até que apareceu João Batista, o último dos profetas do Antigo Testamento, quem introduziu a Cristo, a plenitude da Palavra. Os profetas anteriores tiveram porções da Palavra, mas Cristo foi a plenitude da Palavra. Cristo foi o Profeta por excelência com toda a revelação de Deus.
A dispensação para os judeus se encerrou com o maior dos profetas hebreus, João Batista, de quem Jesus disse:
João Batista não saiu dos fariseus, nem dos saduceus, e nem de nenhuma organização religiosa de seu dia, porque Deus nunca levantou um profeta de uma organização religiosa. Ele sempre chamou homens separados das organizações humanas; porque um homem ligado a uma organização é impossível que seja um profeta de Deus, porque seu contato com a denominação o faria negar a verdade da Palavra, pois teria que concordar com os ensinamentos de sua denominação, mesmo que a Palavra de Deus ensine o contrário. Deus sempre chamou homens separados completamente destes sistemas humanos. João Batista foi tomado do deserto; Amós da frente do gado; Eliseu do campo; Moisés da frente das ovelhas, e assim por diante. Deus chama o homem de onde Ele quer e envia com Sua Palavra, assim como fez com Elias, que ninguém conhece sua geração, nem mesmo quem foram seus pais; somente sabemos que era um tisbita e nada mais.
Deus nunca envia profetas quando tudo está bem, e sim quando entre o povo as coisas estão fora e contrárias à Palavra de Deus. Então o profeta vem com a Palavra cortante e penetrante para descobrir tudo que seja contrário à verdade de Deus; porém os religiosos não podem aceitar tal exortação, porque esta atinge fortemente seus costumes e crenças nos quais estão estabelecidos. E assim que aparece o mensageiro, tem que ser recusado porque aqueles estão apoiados em suas crenças antigas.
O qual convém que o céu contenha até os tempos da restauração de tudo, dos quais falou Deus pela boca de todos os santos profetas desde o princípio. Atos 3:21.
Este profeta Elias anunciado para esta era, já esteve na terra com sua mensagem restauradora, porém a maioria ignora tal acontecimento; portanto se repetiu o mesmo caso que sucedeu com João Batista, o precursor da primeira vinda do Senhor.
Nas Sagradas Escrituras vemos claramente os sinais que nos indicam que temos chegado ao tempo do fim. Por outro lado se levantam contra a mensagem e contra o profeta e o resistem como Janes e Jambres resistiram a Moisés.
Assim sucedeu no Velho e Novo Testamento.
A dispensação para os judeus terminou com a presença de um profeta e uma mensagem, a qual os religiosos não receberam. Neste mesmo tempo teve começo a dispensação gentílica com o nascimento da igreja.
Agora quando se está encerrando com a última dispensação gentílica, com a última era da igreja, a história volta se repetir: Deus enviou um profeta neste tempo, com uma Mensagem que tem sido um machado posto à raiz das árvores, desta vez com o alarido que está preparando o povo do Senhor para o arrebatamento: Deus sempre repete Sua maneira de operar porque Ele não muda.
Portanto, nessa era tem enviado um profeta com uma mensagem e abundante vindicação divina. Mesmo assim a grande maioria do mundo religioso não o recebeu; porém a semente predestinada o recebeu e está se nutrindo com sua mensagem.
O dia que há de vir ardendo como o forno, no qual os que fazem maldade serão como a estôpa, e o juízo da grande tribulação, o grande e terrível dia do Senhor, está perto porque Deus anunciou que antes deste terrível evento enviaria o profeta Elias, o qual prepararia o povo que há de ser livre deste iminente juízo. “Eis que eu vos envio o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor e ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais” – Mal.4:5 – 6.
Quando apareceu João Batista os judeus estavam esperando Elias, portanto lhe perguntaram: “És tu Elias?” disse: “Não sou.” Porque em verdade ele não era o Elias pelo qual eles perguntavam; aquele que havia de vir antes do grande e terrível dia do Senhor. Ele não era o profeta de Malaquias quatro e sim o mensageiro de Malaquias três.
Não obstante, Jesus o identificou como Elias, porém, o mesmo Deus ordenou que seu nome fosse João. De modo que os judeus estavam esperando Elias, porém se apresentou um homem chamado João, com o Espírito e Virtude de Elias; e eles não o receberam, pois o nome que tinha (João); o lugar de onde procedeu (deserto); sua mensagem forte contra os sistemas religiosos de sua época, foi tropeço para os religiosos daquele tempo. No entanto este era o Elias que havia de vir para os judeus antes da primeira vinda do Senhor. Podemos ver nas Escrituras que depois do ministério de Elias, o Espírito repousou sobre Eliseu (II Reis 2:15), logo sobre João Batista (Lucas 1:17); depois haveria de vir antes da grande tribulação e por último segundo a promessa de Apocalípse 11.
E Jesus respondendo disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro e restaurará todas as coisas;
Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram tudo que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem – Mateus 17:10 – 12.
Aqui temos os dois homens com os dois ministérios profetizados em Malaquias capítulo quatro: “converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais.” Então não há dúvida que Elias tinha que vir antes da grande tribulação, porque havia uma obra a levar a consumar: “converterá o coração dos filhos aos pais”; pois a outra parte desse ministério já estava realizada por João: “converterá o coração dos pais aos filhos.” João preparou o coração dos pais para que Jesus pudesse dar boas vindas aos filhos ao entrar no redil. De modo que aqueles homens, os pais da igreja primitiva, foram preparados por João para que recebessem a Cristo, a Palavra; mas o Elias desta era haveria de converter os filhos dos últimos dias à fé dos pais do dia de Pentecostes. Este profeta prepararia os filhos para darem boas-vindas a Jesus, isto é , sua mensagem levaria os verdadeiros filhos de Deus à fé primitiva dos apóstolos e profetas; preparando assim para a vinda do Senhor. De modo que este Elias não é João Batista . Então podemos ver pelas Escrituras que o mensageiro de Malaquias três – João Batista – não é o mesmo profeta de Malaquias quatro, ainda que João e esse profeta da última era tiveram neles o mesmo Espírito que esteve em Elias. De modo que aqui há dois! Um que veio antes da primeira vinda do Senhor para converter o coração dos pais aos filhos e outro antes da segunda vinda do Senhor para converter o coração dos filhos aos pais, isto é, levar os filhos à fé dos apóstolos. De modo que num só versículo das Escrituras achamos dois ministérios com centenas de anos de distância um do outro.
Como exemplo disso temos a mensagem que o Senhor deu na Sinagoga de Nazaré.
Então podemos notar que o Senhor não leu a parte do versículo dois de Isaias 61, onde fala do dia da vingança do Nosso Deus, porque em verdade faltavam muitos anos para aparecer o profeta que anunciaria este dia da vingança, grande e terrível dia de Jeová, a grande tribulação. Então o Senhor Jesus se deteve ali onde correspondia a seu ministério para essa ocasião, porque a outra parte do versículo não era para aquela hora, e sim, para vários séculos depois.
Assim fica demonstrado que numa só porção das Escrituras, Deus pode encerrar eventos que estão distantes centenas de anos um do outro. Porém a mente sem revelação se confunde porque depende do raciocínio humano; e desta maneira nunca poderão saber os mistérios que Deus tem posto em Sua Palavra. A mente humana consegue ver um só Elias, porém Jesus fala de um no passado e de outro no futuro.
O Elias desta era restaurará todas as coisas antes da vinda do Senhor. Isto está em perfeita harmonia com o que Pedro disse sob a inspiração do Espírito Santo:
“Elias virá primeiro e restaurará todas estas coisas.” Mateus 17:11
Antes da Vinda de Cristo para o arrebatamento de Seu povo, tinha que vir um mensageiro com o Espírito e Virtude de Elias, para preparar o povo tirando-o de todos os horrores denominacionais, e separando-o de todos os costumes e tradições contrárias à Palavra de Deus. Esta é a conversão dos filhos à fé dos pais, o que significa deixar todo costume e tradição que têm sido acrescentados à fé e prática dos apóstolos. O mensageiro desta era tinha que ser um profeta. Ele tinha que exercer um ministério profético baseado somente na Palavra de Deus. Este profeta do fim é o anjo à sétima e última era da igreja. E sua mensagem é a revelação que faz manifesto os segredos de Deus.
Os judeus estavam esperando Elias no tempo quando João se apresentou; não o receberam como profeta mesmo estando vindicado pelas Escrituras. Por causa das interpretações que tinham não receberam nem a João e nem a Cristo. Hoje tem acontecido o mesmo ; a história tem se repetido, porque as Escrituras anunciam um mensageiro antes da grande tribulação, para preparar o povo do Senhor para o arrebatamento. Deus cumpriu Sua promessa enviando o profeta desta era, mas o mundo religioso de hoje não o recebeu. Porém, como no passado houve aqueles que creram em João e receberam a Cristo -a Palavra – hoje também tem aqueles que são ovelhas predestinadas por Deus para ouvirem Sua Voz através de Seu profeta e estes estão se alimentando e se preparando com sua mensagem.
Neste livrete falta-nos espaço para transcrever a abundante vindicação por parte de Deus ao ministério que sem dúvida alguma é o Profeta de Deus a esta decadente geração. Se você deseja, poderá conhecê-lo através de suas mensagens, as quais poderemos enviar-lhe com a máxima satisfação.
“Eis que vos envio o profeta Elias antes que venha o dia grande e terrível do Senhor.” Malaquias 4:5
“Em verdade Elias virá primeiro e restaurará todas as coisas.” Mateus 17:11
Ou será que Pedro cometeu um engano no Dia de Pentecostes?
Foi Pedro ou foi o Espírito Santo quem falou no dia de Pentecostes?
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” – Mateus 28:19
“E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém” – Lucas 24:47.
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38.